Entrevista com Katia Callaça

21:05 3 Comments

OI Meninas & Meninos !!!
O assunto aqui é uma grande alusão ao mundo criativo.
Passear pelo mundo virtual e encontrar uma profissional cheia de orgulho do que faz,com tanta simpatia e profissionalismo, foi fácil perceber tudo isso, quando conheci a Kátia.
Tudo ficou evidente, depois de assistir uma aula dela dada no Eduk .Terminei de me encantar e de admirar ainda mais sua simplicidade e enorme simpatia, aliada a uma maneira tranquila e clara de ensinar.
Segue abaixo uma entrevista que ela gentilmente me concedeu, apesar do seu dia a dia corrido e bem
intenso.
E para voce que tem tido dias assim, onde o tempo está faltando...Onde nao temos mais oportunidades simples de parar para ler e observar ...Faz assim ...
Larga tudo,se joga nessa sua cadeira favorita ,pega um café,cházinho ou um suco e curte aí uma entrevista pra lá de bacana ...
E voce já esta se identificando com essa rainha que sabe como ninguém  contar historias do seu jeito?
Histórias sim, que voce já ouviu falar,nao é mesmo? mas encantadoramente passadas por uma agulha  recortada,costurada e decoradas por alguém que sabe fazer como ninguém.
Segue abaixo a entrevista
NOME - KÁTIA CALLAÇA
CIDADE- RIO DE JANEIRO
PAÍS - BRASIL
MIDIAS SOCIAIS-
INSTAGRAM -@katiacallaca
SITE - www.katiacallaca.com.br
FACEBOOK- Kátia Callaça -estúdio Criativo


1- QUAL FOI O SEU PRIMEIRO CONTATO COM O ARTESANATO kÁTIA ?


Na verdade desde criança gostava de fazer manualidades, desenhar e colorir. E,como  não tive muitas dúvidas do que fazer, fiz Belas Artes na UFRJ, que é uma faculdade bastante prática que nos faz colocar a mão na massa.

2- A GENTE SABE QUE VOCE ADORA UMA COSTURINHA TAMBÉM, A PRIMEIRA MÁQUINA DE COSTURA FOI PRESENTE OU VOCE COMPROU?



Sou filha de costureira, de modo que o universo de linhas, agulhas e afins fizeram parte da minha construção e a primeira máquina foi herança da minha mãe.

3- COM QUE IDADE VOCE COMEÇOU COSTURAR?



Comecei bem criança por estímulo da minha mãe, por volta dos 10 anos.

4-DESENVOLVER PROJETOS INSPIRADOS EM CONTOS INFANTIS ACONTECEU COMO? CONTA MAIS...



Aliado ao gosto pelo artesanal tenho gosto pela leitura e ficava encantada com as historias que minha avó contava. Lembro que minha imaginação fervilhava e me fazia querer fazer parte de cada uma das historias. Acredito que tenha sido essas memórias que me fizeram unir história com costuras para desenvolver projetos de bonecos.



5-VOCE TEM UM ESPAÇO BACANA NO RIO DE JANEIRO, O * KÁTIA CALLAÇA ESTUDIO CRIATIVO *,ALÉM DA VENDA DOS TEUS PROJETOS, O QUE MAIS VOCE OFERECE?



O Estúdio Criativo é um local onde procuro fazer o melhor do artesanato urbano, criativo e moderninho, por aqui acontecem aulas, oficinas, festa craft e claro muita diversão

6-QUAL FOI O PROJETO QUE VOCE FEZ QUE MAIS TE MARCOU ?



Meu projeto top top é sem dúvida nenhuma a FRIDA que ganhou o mundo e muita adaptação, mas continua linda, colorida e empoderada, e minha queridinha.

7- TODO ARTESÃO  TEM UM SONHO DE EMPREENDER, QUE DICA VOCE PODE PASSAR PARA QUEM ESTA COMEÇANDO?



Trabalho muito trabalho e claro, buscar informação sempre, seja através de aulas, oficinas, leituras, pesquisa na web.

8-FAZER PARTE DO MUNDO VIRTUAL É PRIMORDIAL NESSA ERA DIGITAL. NA SUA OPINIÃO  O QUE É BACANA E O QUE É RUIM NESTE ESPAÇO?



Certamente estar conectado hoje é uma realidade que faz parte do nosso dia a dia e o bacana é que não existe barreira geográfica ou linguística para chegarmos em nenhum lugar e o não tão bacana é a falsa ideia de o que se encontra na web é de domínio público terra de ninguém e usar o conteúdo sem dar créditos ou referências de onde se buscou determinada informação.


9-HAVERÁ ALGUM ARTESÃO QUE ESTÁ LENDO ESSA ENTREVISTA E GOSTARIA DE PARTICIPAR DE FEIRAS, NA SUA OPINIÃO PORQUE VALE A PENA PARTICIPAR?




Participar de feira é fundamental para divulgar o trabalho, fazer contato com outros profissionais e claro se divertir muito.


10-TODO O CAMINHO PELA VIDA TEM DIFICULDADES  E FAZEM PARTE DO NOSSO CRESCIMENTO. O QUE VOCE DIRIA PARA QUEM JÁ PENSOU EM DESISTIR? 




Acredito que as dificuldades fazem parte de todo processo de crescimento, seja ele profissional ou pessoal, por isso é preciso perseverar, acreditar e amar o que se faz, porque quando der aquela vontade de desistir a gente sabe que é só um momento e daí seguimos em frente com força na peruca e fim ,muita fé.


11-A POUCO TEMPO VOCE LANÇOU UM LIVRO LINDO CHAMADO  *ALICE NO MARAVILHOSO MUNDO DA COSTURA CRIATIVA* ,COMO SURGIU ESTA IDÉIA?


Há uma carência de material nacional de qualidade no segmento artesanal e isso foi um motivador claro, mas  como falei adoro ler e fazer um livro reunindo, uma boa historia e costuras, minhas paixões foi o que de fato me fez ter a ideia de fazer o livro Alice no Maravilhoso Mundo da Costura Criativa..

12-QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O ARTESANATO BRASILEIRO NA ATUALIDADE?


O segmento está bastante aquecido e existem bons profissionais se destacando no mercado, mas acredito que ainda temos um caminho longo a ser trilhado, com um artesanato mais com a  cara do Brasil, ainda reproduzimos muito um padrão gringo.

13- FALA UM POUCO DO TEU PÚBLICO,OS CLIENTES ESTAO MAIS EXIGENTES?  

O público está mais apreciador do feito a mão, do exclusivo e sim, mais exigente. Adoro fazer feiras de varejo e ter contato direto com quem curte, aprecia e consome o fazer manual e sentir  diretamente a emoção direta com cada cliente.



14-COMO POSSO SER UM PROFISSIONAL MELHOR? CONTA ALGUMAS DICAS QUE PRA VOCE FIZERAM TODA A DIFERENÇA ...



Reforço aqui a necessidade de se atualizar sempre e de forma continua em curso, oficinas, aulas regulares, fórum, feiras... Tenho certeza que quanto mais qualificados melhores são os produtos e o trabalho.


15-QUAL É O PRODUTO EM UMA LOJA DE ARMARINHOS,QUE TE FAZ DEMORAR NA HORA DA COMPRA?



Na verdade armarinhos e lojas crafts são uma Disneylândia e demorar em todos os itens é uma constante, mas certamente os produtos mais caros são os que precisam ser mais avaliados.


16-COMO É O TEU CONTATO COM AS CRIANÇAS? VOCE DÁ AULAS PRA ELES TAMBÉM, CONTA UM POUCO DESSA EXPERIÊNCIA ...



Adoro trabalhar com crianças e tenho certeza que através das aulas desde cedo formamos mais público. No meu estúdio em particular, tenho turmas Kids, Teens e festa craft que é uma maneira criativa de celebrar aniversários.


17-COMO É UM DIA PERFEITO NO TRABALHO PARA VOCE? COMO VOCE DEIXA O TEU DIA MAIS PRODUTIVO? 



O dia perfeito é sempre aquele que fazemos o que gostamos e como adoro costurar, desenhar e fazer bonecos, tenho muitos dias produtivos por aqui, fato que me enche de orgulho. A produtividade fica por conta do planejamento, da organização do tempo, da lista de prioridades e de ações concretas para realizar o planejado.


18- DEIXA UMA FRASE QUE VOCE GOSTA PRA GENTE SE INSPIRAR ...



Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta,  a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz. Bill Gates








 Muito obrigada Kátia por dividir conosco o seu talento e simpatia.
Um abraço da sua admiradora e amiga 
célia -Thesweetart 
P.S. se voce ainda nao é seguidora(or)  aqui do blog ,clica lá e acompanha as novidades
Voce pode nos seguir nas redes sociais - 
instagram  @the_sweetart 
facebook- Thesweetart
Pinterest - Celia Thesweetart
canal no youtube - The Sweetart

Venha conhecer o artesanato da The SweetArt em: thesweetart.com.br

The Sweet Art © 2015. Tecnologia do Blogger.